sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Passei pra geração saúde - post 6

Estive ausente, mas sempre é hora de retornar. Ando corrida entre novos projetos, novos sonhos, estudo, família, gatos, trabalho e a luta pra retomar os hábitos saudáveis. Hoje comecei a batalha novamente porque é preciso. Engordei uns quilinhos, isso me deixa mega infeliz e preciso voltar a ser disciplinada porque é isso que faz bem pra gente. Pra autoestima, pra amizade com a balança e pra saúde.


Voltei e to na busca de parceiros pra alimentar o blog e a fanpage. Parceiros de luta, parceiros-amigos que queiram compartilhar sua experiência e/ou estudo com alimentação e exercícios pra deixar essa página mais recheada de dicas saudáveis (porque nem todo recheio precisa ser ruim né? Hahahaha).
Bem, quem quiser ser colaborador do blog é só dar um alô na fanpage ou pelo e-mail diariodeumagorducha@gmail.com. Será muito bem-vindo! =]
Depois de semanas procurando por pessoas pra nos inspirarem na seção “Passei pra geração saúde”, uma amiga da família me indicou a Songie: assistente social, 49 aninhos e muita disposição e energia pra eliminar os quilos a mais. 
Durante anos a Songie procurou médicos e nutricionistas que a ajudassem a perder peso. Seu maior vilão nessa batalha era ela mesma: ela queria ser emagrecida (quase como um milagre como muitos de nós já quisemos um dia) e não emagrecer. Ela não queria se esforçar pra eliminar o peso que desejava, não queria abandonar os prazeres da comida.

 Antes com 108kg

O problema de ganhar peso foi aumentando diariamente, até que nesse último ano ela começou a ficar extremamente incomodada com seu peso. Tinha problemas no intestino, sentia dores nas costas, não dormia direito, mal conseguia colocar a sandália e ao se olhar no espelho se achava feia e não gostava da imagem que via. Ficava com raiva de si mesma e da aparência que tinha. A obesidade incomodava, atrapalhava, fazia muito mal.
A partir desse momento ela enxergou que precisava mudar: de hábitos e principalmente de atitude. Foi o primeiro grande passo que ela deu rumo a uma vida mais saudável.
Por meio de familiares ficou sabendo da Dieta Dukan. Leu o livro e resolveu arriscar. Foi ai que ela resolveu fazer uma aposta consigo mesma: só desistiria da dieta se não aguentasse mais. Fez os primeiros 5 dias a base só de proteína, o que foi um baque enorme ao seu organismo já que ele estava acostumado com inúmeras besteiras, e a partir do 6º dia começou a alternar; um dia só proteína e no outro proteína e verduras. Passada a primeira semana uma pequena, mas significativa vitória: havia perdido 3,5kg!


Depois disso ela ficou “vidrada” por depoimentos e histórias de ex-gorduchos que lutaram contra a balança e venceram. Trocou receitas com a irmã, buscou ajuda e mais esclarecimento pra se manter firme em sua meta. Deixou no passado os dias em que sentia pena e raiva de si mesma. Foi ai que sua teimosia falou mais alto e ela decidiu que ia lutar até o fim contra a obesidade, viveria uma dia de cada vez e não desistiria em qualquer obstáculo.
Dois meses após iniciar a Dukan (formato original), ela optou por abandoná-la. A princípio a dieta foi fundamental pra que ela se motivasse e seguisse em frente. Tendo em vista tudo que já conquistou, achou melhor mudar os hábitos e procurar especialistas no assunto: nutricionistas, educadores físicos, psicólogos. E devo dizer que foi uma sábia decisão já que o que precisamos é mudar nossa mente diariamente e educá-la pra esse novo estilo de vida. Seguir uma dieta eternamente deixa a gente meio bitolado com isso!
Para alcançar o peso desejado abandonou o açúcar e diminuiu drasticamente as guloseimas. Hoje apenas alimentos integrais, light e diet. Está sempre inovando no cardápio pra não enjoar e não cair na rotina. Acompanha blogs e sites que dão dicas de hábitos saudáveis.


Adendo: não sou especialista no assunto, mas sei que nem sempre alimentos light e diet são os melhores. Algumas vezes a quantidade de sódio que eles contêm é imensa. Então deem uma olhada na Informação Nutricional ou pesquisem pra saber qual o melhor alimento. Eu acompanho o site Fechando Zíper que sempre faz avaliação dos produtos. Eles também têm fanpage no Facebook. Só procurar e acompanhar. É excelente pra ajudar a gente que tá sempre em busca de alimentos saudáveis.
Há alguns meses Songie pesava 108kg, hoje se admira e se ama mais quando vê refletido no espelho sua nova silhueta. 

Hoje com 89,5kg

Depois de começar essa nova vida, Songie se encontrou. Mudou sua mentalidade e hoje, com muito mais amor próprio, ela celebra suas conquistas diárias e tem consciência plena de que meter o pé na jaca um dia não é o fim. Amanhã sempre podemos recomeçar sem nos sentir fracassados.
Nessa nova fase procurou por um endócrino, o qual sugeriu a sibutramina. Apesar da tentação ela optou por continuar por conta própria, pois acredita (eu também acredito!) que sempre pode se forçar mais um pouquinho pra alcançar o desejado. Estabeleceu suas metas e vai cumprindo-as pouco a pouco. Seu único desejo é encontrar uma nutricionista de confiança pra lhe acompanhar e indicar caminhos que vão lhe ajudar.
Pra melhorar a disposição e colaborar na eliminação de peso seu exercício sagrado e diário é a caminhada de pelo menos 30 minutos. Aos poucos foi alternando com a corrida pra adquirir mais esse hábito.


Ainda não atingiu o peso desejado, mas confia que em 3 meses alcançará. Aprendeu que pra perder e manter o peso precisa-se de foco. Nada de doces e frituras, apenas frutas e verduras no cardápio.
Perfil da Songie
Idade: 49 anos
Profissão: Assistente Social
Peso inicial: 108,6 kg
Peso atual: 89,5 kg
Peso que deseja alcançar: 78 kg
A Songie é um belo exemplo de que sempre podemos mudar nossos hábitos e só nós podemos trabalhar pra conseguir o que desejamos. Ninguém faz isso pela gente.
Se você não levantar a bunda do sofá ela vai continuar grande e te incomodando. As costas continuarão doendo, as noites serão mal dormidas e ninguém vai calçar seus sapatos pra lhe ajudar.
Levanta e corre (porque correr emagrece! Rá). Só você pode mudar sua imagem no espelho, mudar seus pensamentos e seu amor próprio. Mudar seus hábitos vai além da estética, deve-se fazer isso principalmente pela sua saúde, pela sua disposição, pelo seu amor pela vida!
Não começou segunda-feira? Então começa hoje, agora. Nada de deixar pra semana que vem. Fazendo isso você só agrega mais saúde e vida aos seus dias (porque agregar tá na moda! Haahahah...).


Bom, gente, espero que tenham gostado desse texto. Eu adorei a participação da Songie e agradeço de coração por ela ter compartilhado sua batalha conosco. Inspirem-se nessa história pra seguir firme e forte nesse novo estilo de vida.
Pra quem quiser participar da seção é fácil: manda um e-mail pro diariodeumagorducha@gmail.com.
Tô aqui na expectativa pela sua história pra inspirar inúmeras gorduchas em recuperação! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário