segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Passei pra geração saúde - post 3

Você passa a vida numa luta com a balança: é gordinha, faz um regime maluco, perde uns quilos e volta a engordar. Quando somos mais novos a facilidade de perder peso é enorme, mas com o passar dos anos percebemos a dificuldade de perder o peso conquistado com tanto esforço. Demorei pra perceber isso, mas depois de um tempo a gente percebe que nosso metabolismo não é mais o mesmo. Apesar de tudo, ainda consigo emagrecer com certa facilidade.
O que sempre ouço é que depois dos 30 que a barra pesa mesmo. Reza a lenda, que o envelhecimento é uma das razões para se ganhar peso, pois ela diminui a taxa metabólica e contribui para o acúmulo de gordura corporal. Além disso, o corpo passa a perder massa muscular o que diminui a velocidade do metabolismo.
Ou seja, emagrecer aos vinte é mais fácil que aos trinta (vou tentar aproveitar meus 3 próximos anos para emagrecer então. Hihihi). A verdade é que a chegada nos 30 é o estímulo que faltava para muitos. Esse é o caso da colaboradora dessa semana, a publicitária Regiane.
Assim como a maioria dos gordinhos em recuperação, a Regiane sempre travou uma batalha com a nossa meio amiga balança (depende dos dias a balança é amiga, em outros, inimiga).
Desde a adolescência ela tentou as mais variadas dietas: academia, caminhada, regime da lua, da salada, das frutas e até procurou um endocrinologista, sendo este último o único que surtiu efeito (perdeu 11kg, mas recuperou todos nos 3 anos seguintes).
 Antes com 90,8kg

Chegar aos 30 foi o que te deu coragem pra mudar de vida. Talvez pelo fato de que os 30 são os novos 20, essa linha de pensamento a ajudou a buscar novos hábitos.
Depois de acompanhar o processo de emagrecimento de uma prima através da dieta Dukan, ela resolveu arriscar. Pesquisou na internet e começou a fazer. A perda de peso rápida nos primeiros dias foi o que incentivou a não desistir da mudança drástica de vida.
Para quem não conhece a dieta Dukan é a pop do momento. Estruturada em quatro fases (duas para emagrecer e duas para manter o peso adquirido) ela consiste basicamente na alimentação de proteínas, frutas e legumes e baixo consumo de carboidratos. A primeira fase, chamada de ataque, é onde você perde muito peso em pouco tempo. Consiste basicamente no consumo de proteína e laticínios 0% gordura. Na segunda acrescenta legumes e verduras a vontade. Na terceira fase, que onde ocorre a consolidação do peso acrescenta frutas e carboidratos de maneira controlada e moderada. Na quarta e última fase, que dura o resto da vida, a alimentação é livre mas deve-se seguir 3 regras ad eternum: 1 dia de proteína pura por semana, 3 colheres sopa de aveia todos os dias e 30 minutos de caminhada por dia. A longo prazo não é indicada, pois posteriormente há um grande risco de ocorrer um reganho de peso bem rápido.
Mesmo sabendo das desvantagens ela tentou, continuou e persiste até hoje na dieta Dukan. Em 5 meses foram 23kg eliminados.Uma diferença na autoestima, no ânimo, nos elogios a mais e na vontade de continuar emagrecendo. 
Hoje com 67,8kg

Ela ainda não fez os exames para saber se a dieta acarretou em problemas de saúde, mas logo vai correr atrás disso pra saber se tá tudo em dia, assim como a amizade com a balança.
Como a Dukan não recomenda exercícios físicos por conta da ausência de carboidratos, já que os mesmos são as principais fontes de energia do corpo, Regiane só manteve o controle da alimentação. Fez caminhada leve de vez em quando, bem de vez em quando mesmo como ela confessou. hahaha...
Apesar dos contras da dieta, ela alcançou o peso indicado pelo site da Dukan, 68,4kg. Hoje ela está com 67,8kg de pura beleza e elegância que serão desfilados na praia nos próximos dias. Que o marido não veja os elogios para não correr atrás dos marmanjos que vão babar no mar. Hahaha...
Sua meta pessoal é de 65kg. Como a dieta consiste em 4 fases e ela ainda está na 3ª, seu esforço é pra eliminar esses 3kg e chegar na última fase da dieta e manter o peso conquistado pro resto da vida. Porque vida de quem tem tendência a engordar é assim, vigilância constante de cada grama consumido.
Perfil da Regiane
Idade: 30 anos
Profissão: publicitária
Peso inicial: 90,8kg
Peso atual: 67,8kg
Peso que deseja alcançar: 65kg
Mesmo que a dieta não seja a mais indicada, a Regiane é um exemplo de que persistir no que se deseja é garantia de conquista. Pra você que se afundou na jaca no feriado e/ou fim de semana mire-se no exemplo dela. Quando a gente quer, dá-se um jeito. Corre atrás e vai lá alcançar o peso desejado. Aproveita que é segunda-feira e a semana começou para retomar a vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário