sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Passei pra geração saúde - post 2

Então é chegada à sexta-feira e o que a gente pensa pro final de semana? Em meter o pé na jaca. Pelo menos é o que me vem à cabeça já que vou pra Rondonópolis hoje. Não da pra resistir a comida da mamãe muito menos ao aniversário de 4 anos da sobrinha.

Mesmo com tantas gostosuras pela frente penso que o ideal é manter a cabeça no lugar e tentar não exagerar. Até porque não adianta muita coisa se esforçar durante a semana e se acabar nas guloseimas em 2 dias. Ou seja, perdemos 5 dias de esforço.
Hoje é o dia que a vida fica mais leve e bonita e, é por isso que deixo para a sexta-feira a postagem de “Passei pra geração saúde”. Primeiro pra servir de inspiração para quem pensa não só em meter o pé na jaca, mas em afundar. E segundo pra servir de inspiração mesmo. Na verdade, esse é o único objetivo. Hahahaha..
Hoje eu trago ela, a aniversariante da semana. Uma das pessoas mais de bem com a vida que conheço. Minha prima, Amanda. Ela é alta, morena, bonita e sensual. Como todo mundo na família Almeida ela é a cara da mulher brasileira: quadril e sorriso largo. Além é claro da nossa tendência a engordar. Para quem não a conheceu, na adolescência ela era bem magrinha. 


Como ela mesma disse “já tive barriga negativa”.  Hahahaha...
A foto não ta com a melhor qualidade, mas ta valendo. :)
Assim como a maioria das mulheres, Amanda sempre traçou uma guerra com a balança. Fazia algum regime, emagrecia, estacionava em algum peso e voltava a engordar. Os quilos a mais não trouxeram apenas insatisfação, mas também cansaço, estresse, insônia e problemas cardíacos. Além disso, nunca encontrar uma roupa que lhe agradasse e servisse também passou a ser sinônimo de desespero. 

Antes com 130kg
Depois de muitos meses de luta e descontentamento com o corpo colocou na cabeça que mudaria seus hábitos e emagreceria pra valer. Para o bem da saúde e satisfação pessoal. Trabalhou seu psicológico pra isso, pois de nada adianta começar uma nova vida saudável se você não estimular sua cabeça a acompanhar esse processo.
O começo não foi nada fácil. Abandonar velhos hábitos já agregados a nossa vida traz um choque muito grande. Foram dias de dores de cabeça fortes, mas mesmo assim ela persistiu no seu objetivo.
Sem acompanhamento de nutricionista começou como todos: a cortar as besteiras da alimentação e viver de frango grelhado e salada. Com o tempo reparou que não dava pra manter aquele cardápio, então foi em busca de dicas de alimentação saudável na internet. Começou a substituir vários alimentos e passou a consumir coisas saudáveis e saborosas que saciavam mais. 
Além da alimentação balanceada (6 refeições por dia a cada 3 horas), procurou por uma academia para auxiliar na perda de calorias. Cinco dias na semana ela faz 2h30 de exercícios, alternando entre o aeróbico e a musculação.
Depois de cinco meses de vida saudável, ela já perdeu 31kg. 

Hoje com 99kg
Ainda não atingiu o peso ideal, mas está na luta para isso. Se permite “jacar” um dia, mas nos outros equilibra para não engordar e continuar emagrecendo e assim logo chegar ao seu objetivo. 
Segue a dica de um amigo para não desistir e manter os novos hábitos “Não existe dieta com tempo determinado, você precisa aprender a comer, ou seja, dieta é pra vida toda”. Devagar e sempre ela se mantém na linha para atingir o peso ideal.
Hoje ela dorme melhor, tem mais disposição, é mais alegre, bem menos estressada e tem sua pressão arterial controlada. Além da alegria de poder encontrar roupas com mais facilidade e deixar de usar outras que não servem mais. Não por estarem apertadas, mas sim por estarem largas. A autoconfiança e autoestima nunca estiveram tão lá em cima.
Exemplo de perseverança pra mim, pra você e pra todo mundo que só consegue pensar “não consigo”. Todo mundo consegue! Basta se esforçar, traçar uma meta e batalhar pra alcançá-la. Que o texto de hoje seja o estímulo que você precisava para (re) começar.
Perfil da Amanda
Idade: 32 anos
Profissão: Escrevente de cartório
Peso inicial: 130kg
Peso atual: 99kg
Peso que vai alcançar: 75kg
Que daqui a alguns meses eu poste outro texto sobre ela com uma nova foto com seus 75kg. =)
Se animou? Então pega o exemplo da Jana e da Amanda e comece a mudar seus hábitos. 
O objetivo  não é ficar magra porque tem que ser magra, o intuito é mostrar que seguir hábitos saudáveis é a melhor opção para um dia a dia mais leve. Nós que acompanhamos essa ditadura da magreza sabemos o quanto é difícil lidar com isso. Ser magra não é sinônimo de felicidade ou saúde. Cada um deve se sentir bem com o corpo que tem. Agora se o que você vê no espelho não te agrada tá na hora de mudar algo. Então, mãos a obra!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário