sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Passei pra geração saúde - post 1

Quem disse que é fácil mudar seus hábitos? Por anos você esteve ali, naquela situação; se acomodou e se acostumou com ela. Eis que um belo dia você começa a se olhar no espelho e deixa de gostar daquela imagem refletida: talvez o cabelo não esteja do seu agrado, o sorriso ou até mesmo a roupa. O duro é quando o que não nos agrada são os quilos a mais. Pior ainda é quando são muitos quilos.
Várias saidinhas durante a semana, alimentação fora de hora e zero de exercício. Ninguém nunca te disse “ta gordinha (o) né?” e você nunca se preocupou por estar acima do peso. Se uma pessoa próxima não teve coragem de te dar um toque o ideal é que o seu espelho diga por você. Assim como eu, conheço várias pessoas que num momento de suas vidas deixaram de gostar do que viam no espelho e resolveram sair de sua zona de conforto para recuperar o tempo perdido e eliminar os quilos ganhos.
A Janaina, publicitária de 25 anos (formei com ela tá gente?), foi uma das muitas pessoas que resolveu agir, e eu começo a seção “Passei pra geração saúde” com ela. A Jana é uma daquelas pessoas que é o centro das atenções: muito bonita, sorriso fácil e superextrovertida. Namoradeira e baladeira que só ela, nunca vi essa moça sozinha. Ou seja, os quilinhos a mais nunca a impediram de ser feliz, de namorar, de badalar e tudo mais. O problema era consigo mesmo: se olhava no espelho e ficava insatisfeita com o que via.

  Os quilos a mais que agora pertencem ao passado

Depois de tanto ficar “triste” com sua aparência, por dica de um amigo conheceu um Studio de malhação e começou a frequentar. Apesar dos incentivos do professor não sentia nenhum prazer em fazer os exercícios e seguir uma dieta. 
Seis meses de muita insistência do treinador, Jana pegou gosto pelo treino e por cuidar de si mesma. Buscou referências de pessoas fitness, receitas lights e passou a fazer musculação. 
Em 18 meses de luta perdeu 16kg e hoje se sente realizada com o peso alcançado e por ter diminuído 22% de gordura corporal. 

Foto atual. Depois de ter eliminado 16kg.

Deixar de ir a um happy hour com os amigos valeu a pena, pois todo esforço foi recompensado e hoje ela sente prazer em se olhar no espelho e admirar o que vê. Para manter o peso ela mantém os exercícios, musculação e aeróbico. Vez ou outra se dá o prazer de sair da dieta, mas no dia seguinte tá lá correndo atrás pra não voltar a engordar e cultivar o corpo que conquistou.
É complicado mudar? É sim, mas quem traça uma meta corre atrás para alcançar o objetivo desejado. Deixa de gastar com bobeiras e investe na academia, deixa de participar de alguns churrascos para depois poder aproveitar sem culpa, mas sem nunca deixar de treinar e manter o peso. Se ela conseguiu e tantas outras pessoas conseguiram, você não vai duvidar que é possível né?
Espero que tenham gostado da nova seção. Toda semana postarei uma história de sucesso de gordinhas e ex-gordinhas em recuperação. Se você tem uma história bacana e quer compartilhar conosco envie e-mail para: diariodeumagorducha@gmail.com
Vou ficar muito feliz com sua participação e assim que puder postarei!
Assim como a Jana e eu, mantenham o foco e a força de vontade no fim de semana! =) 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Emagrecer eu quero.

Emagrecer é preciso. Não pela sociedade, não pelo que a mídia preza, mas sim porque eu ainda tenho umas calças nº 40 e sonho em entrar nelas novamente. Além do mais eu me sinto bem quando estou mais magra. Voltar aos hábitos saudáveis é complicado, ainda mais quando eles nem deveriam ter sido abandonados, mas como toda gordinha em recuperação eu tenho altos e baixos e meter o pé na jaca vez ou outra faz parte.
Não sei como funciona a motivação da maioria das pessoas, mas pra mim é preciso de um objetivo próximo e muito relevante. Depois de casar e entrar no meu vestido cintura 76cm eu perdi o foco e a vontade de fazer regime.  Eis que surge uma nova motivação: fim do ano.


Hoje é o 3º dia de volta a vida saudável e por enquanto tenho me saído muito bem. Confesso que a preguiça ainda reina e, portanto ainda não voltei à academia, mas se tudo der certo semana que vem to lá. Queria mesmo era uma nova atividade física: muay thai, yoga ou qualquer outra coisa prazerosa, mas a falta de dinheiro me fez adiar isso. Ou seja, vamos pra academia mesmo encarar esteira e as aulas de bicicleta.
Bom, essa semana pretendo estrear uma nova seção que contará com o depoimento de ex-gordinhas que chegaram ao peso ideal ou estão bem próximos dele. Se tudo der certo sexta-feira compartilho esse texto com vocês.

Enquanto isso, fico aqui com um beijo mais motivado e quase magro pra vocês! =]

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cadê regime?

Há algumas semanas tenho tido o mesmo pensamento “semana que vem volto a fazer o regime” e até hoje nada. O máximo que consegui até agora foi ir um dia à academia e volta e meia tomo um shake da Herbalife.
Para não dizer que não tenho feito mais nada meu café da manhã costuma ser light porque se eu como muito de manhã me dá azia e também as frutas e iogurtes de lanche durante o dia. Ainda existem resquícios de uma vida saudável no meu dia a dia. 
Todos os dias subo na balança por curiosidade e também pra ir medindo o grau de gordice. Desde que abandonei o regime já engordei 3kg. As vezes perco 1kg ou 1,5kg, mas não demora pra recuperá-lo. Vou em busca de regimes e coisas pra fazer pra tentar reencontrar o ânimo, mas até agora nada. Enquanto isso vou adiando. Disso tudo só fica uma certeza: não dá pra pensar em reaver todos aqueles quilos que já se foram.
Preciso colocar na cabeça que regime deve ser adquirido como um hábito por mim, assim como temos o hábito de tomar banho e escovar os dentes. A tendência a engordar nunca vai me abandonar, por isso o foco deve se fazer presente diariamente em minha vida.
Já que o foco, a força e a fé foram passear, fico aqui tentando não engordar tudo de novo e torcendo pra encontrá-las o mais rápido possível. Antes que seja tarde demais e eu precise começar do zero novamente.
Vou tentar não te abandonar querido bloguinho. Ei de fazer par novamente com a vida saudável.
E se tudo der certo na próxima segunda-feira começo de verdade!!