quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caminhando e suando

Antes de falar sobre caminhada quero expressar meus sentimentos sobre as últimas aulas de yoga.
A cada aula eu gosto mais de estar ali e fazer aquelas posições estranhas. Jamais imaginei que ser uma roda ou montanha ou um cachorro pudesse ser tão difícil. Minhas costas, pernas e braços que o digam.


E pensar que quando criança fazer isso era realmente fácil. PS: esse da foto não sou eu. MESMO!
É realmente um momento em que eu consigo tirar todas as preocupações da cabeça e me voltar unicamente para uma posição. Quem diria que as asanas pudessem fazer isso por nós. Cada dia que passa tenho a certeza que mesmo após os 3 meses da compra coletiva, é bem possível que eu continue "yogando".
Bom, vamos falar sobre a caminhada. A última vez que eu caminhei deve ter umas 2 semanas. O tempo não anda propício para caminhar já que a chuva resolve cair depois das 18h e é o horário que tenho disponível para fazer atividades físicas. Acordar cedo está fora de cogitação.
Caminhar é tão bom. Não consigo não pensar em nada como no yoga, mas faz esquecer muita coisa também. Ajuda a acalmar e tento prestar atenção apenas nos meus passos e na respiração.
Campo Grande tem lugares lindos para se caminhar. Vou falar sobre alguns deles.
- Parque das Nações Indígenas: a pista de caminhada é ampla, é bom porque você não precisa ficar dando mil voltas igual nas praças (coisa que me estressa) e temos um ambiente lindo, arejado e arborizado ao redor (as capivaras são super queridas e companheiras). A pista tem pouco mais de 4km. Em minha plena forma física eu caminhava por todo o parque em 40/45 minutos. Atualmente faço isso em 60/70 minutos. Ou seja, preciso voltar a caminhar. O único problema ali é no período da noite. Em algumas partes falta iluminação, então pra você que caminha nesse horário sugiro que fique apenas na parte do lago. É onde tem mais movimento e iluminação. Acho que a maioria sabe onde fica, mas para quem não conhece é nos altos da Av. Afonso Pena.

Parque das Nações Indígenas

- Parque do Sóter: Nunca caminhei por lá, mas sei que muita gente caminha. É um parque mais novo e assim como o Parque das Nações é bem amplo e todo arborizado. Aparentemente não estava sendo cuidado como deveria. Esses tempos passei por lá e estava com a grama alta e ouvi um pessoal dizendo que algumas pessoas não estavam preservando como deveriam. Acho que é mal de brasileiro, coisa de gente mal educada que não sabe preservar o que tem. Uma pena. Tomara que aprendam um dia. Não sei o tamanho do percurso, mas acredito que seja de 2 a 3km. Fica na Mata do Jacinto (nominho estranho né?).

Parque do Sóter

- Orla Morena: uma área de lazer nova construída para o pessoal que mora na Vila Planalto, Cabreúva e Alto Sumaré, mas acredito que gente de muitos outros lugares vão ali também. O local reúne ciclovia, pista de caminhada e equipamentos de alongamento e ginástica. Tem cerca de 2,3km de extensão. É bastante movimentado e foi uma ótima obra realizada para o local que tenho certeza que trouxe muitos benefícios para a população. É localizada na Av. Noroeste, trecho da antiga linha ferroviária.

Orla Morena

- Via Morena: já caminhei muito por ali e não tinha como não falar. É apenas uma pista de caminhada e ciclovia que começa em frente ao Instituto Mirim e vai até a UFMS. Tem em torno de 4km, talvez um pouco mais. É ruim pelo barulho dos carros e alguns cruzamentos que precisa parar, mas para a população que mora ali na Vila Carvalho e bairros próximos é um local muito bom pra caminhada. Tá sempre cheio e a iluminação é muito boa.

Via Morena

Bom, sei que além desses que citei existem vários outros lugares pela cidade tão conhecidos quanto ou talvez menos, mas que atendem a população de seus bairros. Como o Belmar, o Parque dos Poderes, Av. Afonso Pena, praças nos bairros e tantos outros. O bom é o incentivo para fazer exercício para quem não pode ou não gosta de ir a academia. A caminhada é um exercício leve e que traz inúmeros benefícios. Ajuda a emagrecer e a tonificar o corpo, além de ajudar a evitar inúmeros problemas de saúde como obesidade, diabetes, problema cardíaco e tantos outros.
Para quem não gosta de muito esforço físico a caminhada é uma boa pedida, mas não aquela que parece que você ta desfilando. Caminhar também pede um pouco de dedicação. Para que ela ajude e traga bons resultados é preciso caminhar com passos mais rápidos e ininterruptos.
Caminhar todos os dias ou ao menos 3 vezes na semana por uns 40 minutos é um bom aliado a nossa saúde.
Gente, eu não tenho estudo nessa área. Então as coisas que eu escrevo são como pessoa que pratica e que lê sobre os benefícios e sabe o que pode resultar. Mas para tudo isso que eu escrevo, seja sobre caminhada, yoga ou qualquer outra atividade que eu venha a escrever o melhor é ter um acompanhamento de um personal ou alguém que possa lhe instruir melhor.
É apenas a opinião e sugestão de uma gorducha para pessoas que buscam a mesma finalidade que eu: emagrecer e manter o corpo ativo.
Quem tiver sugestão ou críticas estamos aqui para ouvi-las.
Um abraço e até a próxima atividade. =]

4 comentários:

  1. Eu sinto muita saudade de fazer yoga :| caminhar eu nem curto tanto uahuaha... que bom que você voltou a postar! beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curto caminhar, preciso voltar a praticar. E yoga é uma coisa muito bacana, e você devia voltar a fazer. Acho que ia te fazer bem. E to tentando manter o blog ativo! ^^ bjo

      Excluir
  2. Eu sempre leio seu bloguinho Teteh! conte comigo para vir sempre aqui, adoro os posts ^^

    ResponderExcluir