No Brasil tudo é fácil. Adquirir o carro do ano, com
parcelas imensas por vários anos é fácil. Comprar a casa dos seus sonhos para
você pagar eternamente é mais fácil ainda. Comprar uma bolsa, sapato, roupa,
móvel, eletrodoméstico é mega fácil. Para tudo isso existe mil e uma maneiras
de parcelamento e facilitações para que você compre aquele produto ou serviço
tão desejado. A atendente tem o sorriso largo, o sistema funciona e você consegue
adquirir sem maiores problemas seu sonho de consumo imposto por alguma
propaganda forçada que você assistiu pela TV/internet/rádio/outros.
Só não é complicado quando você vai comprar algo. Quando é o
contrário torna-se algo impossível de ser realizado. Nem um super herói te
salva do estresse, do nervosismo, da vontade de mandar a atendente - que
coitada! Não tem culpa de nada – para pqp. Ela se esforça em movimentar os
músculos do rosto e demonstrar um sorriso, mas não dá. Até ela já está nervosa
com a situação e quer mandar aquele sistema para o quinto dos infernos.
Tudo no Brasil parece fácil, mas a verdade nua e crua você
não tá vendo. Até que uma conta errada, absurdamente cara, te pegue de surpresa
e você precise contestar aquilo. Ah meu amigo... agora reza. Porque só com reza
para aguentar os minutos... não!! Horas que você vai perder da sua vida
tentando fazer alguém te ouvir, te entender e efetuar a mudança da conta que
está errada!
Você passa por isso principalmente quando quer cancelar
algo. Sabe por quê? Porque você não pode cancelar nada na sua vida.
Nem a TV a
cabo que cai toda vez que chove ou a linha de telefone móvel que você não usa.
Talvez você venha usar nos próximos anos da sua vida. Então por que cancelar?
Vai pagando até que um dia você use.
Paga eternamente para evitar dor de cabeça na verdade. É mais
fácil perder alguns reais a ter que enfrentar as tentativas de cancelamento. As
muitas tentativas.
Esse nosso sistema, de tudo quanto é serviço que faz isso
conosco (seja de água, luz, internet, TV a cabo, celular, banco e afins) é
burro, é desrespeitoso, é incoerente, é sem vergonha. E isso me envergonha. Porque
pagamos horrores de juros, tributos e tantas outras cobranças que nos são
feitas para que o serviço melhore, mas ele não melhora. Nem ontem, nem hoje,
nem até as olimpíadas no Brasil.
Queria poder viver sem tudo isso, mas o consumismo
capitalista faz parte de mim e eu, infelizmente, não consigo viver sem todos
esses serviços e, mais infelizmente ainda, estou sujeita a todo esse estresse
cada vez que eu solicitar mudança de endereço ou cancelamento de algo na minha
vida.
Você tenta manter o bom humor e a calma, mas é tomado pelo
estresse do momento e não tem como controlar. Dá raiva, dá ódio, dá tudo quanto é sentimento
de impotência.
Você quer xingar a atendente, mas a culpa não é dela. É do
maldito sistema que não funciona. Como confiar em uma operadora que mal
consegue falar com você pelo maldito celular?
Eu não consigo me imaginar trabalhando para algumas dessas
empresas de serviços. A pessoa tem que ter muito controle para não mandar o
cliente se f*der quando ele se altera e quer quebrar o computador a sua frente.
É claro que a pessoa precisa do emprego, por isso tá ali. Só digo que não
consigo.
A empresa os treina tão bem que quando você vê um deles a
ponto de explodir na sua frente você acha um absurdo.
Ele é forçado a sorrir
sempre, atender bem e jamais ceder a qualquer pressão do cliente, pois o cliente
tem sempre razão. A pessoa vira quase um robô. Eu não aguentaria isso. Somos
todos humanos e mais cedo ou mais tarde vamos ceder a uma ofensa e seremos
ofensivos de volta. Eu sou assim, pelo menos.
Todos nós estamos sujeitos a sofrer com isso algum dia. Enquanto
eles não mudam por conta própria nos resta reclamar aos órgãos que possam te
ajudar a resolver o maldito problema. Corre para a Anatel, Procon e tudo quanto
é lugar que for preciso.
Talvez assim a gente consiga um serviço melhor em um mundo
melhor onde ninguém vai precisar perder os cabelos nem horas da preciosa vida
tentando contestar algo que você não pediu que acontecesse.
Quem mais cobra os direitos sou eu, reclamo mesmo ! e funciona!
ResponderExcluirwww.unhasebocas.blogspot.com.br
www.facebook.com/pages/Unhasbocas
OBS: TEM SORTEIO NO BLOG!