quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ser ou não ser vegetariano

Meu post hoje não terá piadas. Será triste, deprimente e sincero. Acho melhor avisar de antemão, pois alguém pode começar a ler e falar "poxa, que saco!". Então pra não perder leitores já avisei.
Adendo: eu tenho uma paixão imensa por animais. Já pensei em fazer veterinária, mas não sei se tenho vocação para isso. Talvez a encontre num futuro próximo, mas ainda não passa de uma ideia.
Minha família é mineira, ou seja, gosta de comer bem e com fartura. Eu cresci com essa cultura de comer bem  e comer carne, ovo, leite e seus derivados. Gosto mais dos leites e derivados do que da carne. Nunca fui dessas malucas que se não comer carne todos os dias eu não fiz uma refeição decente. Assim como não me empanturro de carne num rodízio, acho que sempre enchi meu prato mais do buffet ao invés dos pedaços de carne.
Nunca gostei de rodeio, tourada, animais em circo, animal doméstico maltratado ou abandonado e acessórios de couro ou qualquer outra pele de animal. Isso tudo nunca me atraiu e de uns tempos pra cá tenho me perguntado se deveria continuar com o hábito de comer carne e ontem eu percebi que não posso continuar.
Há quem irá me criticar ou dar risada, acredito que até minha família irá estranhar (talvez não tanto porque eles são espíritas, então eles sabem dos malefícios espirituais que a carne nos traz), mas eu simplesmente não posso pensar em continuar sendo conivente com a dor e sofrimento de milhares de animais. Sim, dor. Eles sentem dor, eles se angustiam, eles sofrem. Assim como eu, como você, como todo ser vivo. E o que me levou a refletir mais a fundo sobre tudo isso? Esse vídeo: Terráqueos
Quando apertei o play eu tinha uma leve noção do que estava prestes a assistir e eu posso dizer com toda sinceridade que eu nunca chorei tanto, nunca senti tanta vergonha da humanidade e pedi tanto perdão na minha vida como nos 95 minutos de ontem.
Pedi perdão por fazer parte dessa espécie que acredita que o animal só nasceu para lhe servir, assim como um senhor branco do século passado que acreditava que o negro só existia para ser humilhado e usado. Pedi perdão porque sou conivente com todo esse sofrimento causado a milhares de animais a todo segundo. Pedi perdão pelo olhar de sofrimento de cada animal que foi despelado, cortado, maltratado, pisoteado, queimado, furado e todo tipo de maldade que possa ser feita enquanto seu coração ainda batia, seus membros ainda sentiam, seus olhos ainda imploravam por misericórdia. Eu ainda choro só de lembrar das imagens.
Tudo isso me fez repensar nos meus hábitos alimentares e eu decidi que vou me esforçar o máximo para me tornar vegetariana. Vai fazer diferença para esses milhares de animais? Talvez seja mínima a diferença, mas vai me deixar com a consciência tranquila por saber que não colaboro mais para esse mercado cruel.
E não, não dormi carnívora e acordei vegetariana. Acredito que isso requer tempo, prática e esforço. Até porque sou casada com um homem que gosta de carne e ele já disse que vai ser difícil e caro, mas não vou deixar de tentar. É uma escolha minha que não vou impor e nem discutir com ele. É a minha forma de pensar que eu sei que diverge muito da dele, mas que não vai me fazer desistir.
Já tinha tentado incorporar alimentação a base de soja anteriormente e vou voltar a fazer isso. Não tive problemas antes, então não será agora que terei. Por mim ficava só na base da soja e vegetais, mas acho que o organismo precisa de um pouco de proteína animal, mas se algum nutricionista disser que posso substituir, eu o farei. Há um tempinho que também tenho tentado comprar produtos que não fazem  testes em animais (infelizmente são poucos no mercado brasileiro, a maioria é importada e custo caro).
Minha batalha agora será na balança e nos componentes do meu prato, mas acredito que não será tão difícil assim. Conheço um bocado de vegetarianos e não vejo eles tendo dificuldade para comer e tendo uma vida saudável. Sei que fará bem pra minha saúde e pra minha consciência.
As próximas receitas serão voltadas para esse tipo de alimentação, então quem tiver dicas culinárias ou souber de lugares aqui em Campo Grande que venda produtos do gênero estou aberta a sugestões.
Que minha força de vontade seja maior que a vontade do meu estômago.
Uma dica: se você não tem estômago, não veja o vídeo. Ele contém cenas fortíssimas. Fiquei com náuseas quando assisti. E se você tem dó e não tem estômago pra ver agora, tomara que um dia tenha coragem de assistir. Para que possa tomar a mesma decisão que eu tomei. 

5 comentários:

  1. Boa sorte, é menos difícil do que se imagina.
    O vídeo que me motivou na mudança foi o documentário "A carne é fraca", bastante informativo.
    Aqui em CG tem o restaurante Broto de Bambu na rua Maracaju.. muito boa a comida.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar desse restaurante, preciso ir lá conhecer. =] E é bom ver o pessoal me motivando dizendo que é mais fácil do que se imagina. Fico feliz e mais tentada a continuar. Esse vídeo que postei é muito triste, mostra não só a parte de alimentação, mas também do vestuário, pesquisa e "diversão". É muito tenso mesmo, mas acho que eu precisava ver pra tomar essa decisão. =]

      Excluir
  2. ótimo post querida! eu também gostaria de parar de comer carne por vários motivos, mas ainda como ás vezes. somos acostumados a isso desde a infância, então é muito difícil mesmo largar o hábito...mas vamos em frente com essa idéia!um beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bela. Fico feliz que tenha gostado e que assim como eu tenta mudar os hábitos alimentares por diversos motivos. Que nossa força de vontade sempre vença e nos leve a um cardápio mais leve e de consciência limpa. =] beijão

      Excluir
  3. Oi, 1 ano depois, vc conseguiu? Estou começando agora, pelos mesmos motivos que vc. Adorei o post.

    ResponderExcluir