terça-feira, 30 de outubro de 2012

Yoga e suas asanas

Depois de muito tempo eu finalmente criei coragem e comecei a fazer Yoga. Sempre tive curiosidade, mas me faltava vontade de investir tempo e dinheiro. Resolvi arriscar depois que a Michelli ofereceu sua compra coletiva, já que sua mãe não tava muito afim de "yogar". Depois da aula de ontem eu entendi o porquê.
Para quem não conhece o yoga significa união, onde o homem é visto como um todo (corpo, mente e espírito). Ele visa desviar a atenção dos pensamentos para o corpo com suas posições, chamadas de asanas, e assim aquietar a mente. O objetivo é a auto-observação, concentração, autoconhecimento e respiração sob controle.

Eu pensava que era só sentar em alguma posição confortável, fazer "ooooonnnnn" e pronto. Mas não, o yoga é muito mais complexo do que eu e você podemos imaginar.
Entrei na sala e sentei do ladinho da Michelli pra poder copiar os movimentos que a professora passasse. No começo é só deitar e meditar. Ok, isso eu consigo.
E descobri que era a única coisa fácil de se fazer naquela aula, depois dali companheiros era só sofrimento.
Não me lembro de nomes de posições, só me lembro da dor que senti por ter que ficar vários minutos com a coluna na posição que ela deveria ficar diariamente. Acho que nunca passei tanto tempo sentada com a coluna correta igual ontem.


PS: ainda sinto dores nas costas.
Inspira, expira toda a meleca que tem no nariz e faz isso várias vezes consecutivas. Senti a narina esquerda assobiar por alguns instantes e ria sozinha do ritmo desconcertado dela.
Depois disso era perna pra frente, bundas pra cima, bundas pra baixo, põe o braço lá na frente, estica a coluna, cabeça pra frente, cabeça pra trás, braços rente aos ombros e inúmeras outras posições que jamais imaginei fazer.



Meus joelhos doíam e suavam e eu sentia que a qualquer momento podia despencar daquela posição. As mãos tremiam e iam escorregando para frente. Já imaginava o instante em que minha testa fosse de encontro ao chão e todos os olhares se voltando pra mim. Mas não, isso não aconteceu.
Acho que minhas pernas nunca tremeram tão frenéticas e descontroladas como ontem.
Até agora sinto dor em músculos que eu nem sabia que existiam.
Apesar da dor, da tremedeira, do suor frio escorrendo pelas mãos, joelhos, costas e cabeça, eu gostei. Não é porque a aula finalmente acabou e eu me sinto melhor por ela ter acabado, mas sim porque esticar o corpo dessa forma maluca, aprender a controlar a respiração, meditar e fazer "ooonnn" é uma coisa prazerosa. Você beneficia o corpo e a mente. Gostei muito mais do que eu pudesse imaginar.
Além do mais yoga também ajuda a emagrecer e fortalecer os músculos. Dependendo do estilo do yoga é possível perder de 200 a 1.000 calorias em uma aula. Não sei a qual se aplica a que estou fazendo, mas diria que perdi algumas boas calorias ontem.
Um dos meus objetivos com yoga é aprender a controlar a ansiedade. Pode ser psicológico, mas a lombriga que estava me corrompendo desde ontem cedo, depois da aula ela passou. Preciso ver qual será o resultado nas próximas aulas e estou torcendo para que minha ansiedade seja controlada.
Bom, acho que já falei demais sobre yoga nesse post. Para quem tiver interesse eu comecei a fazer na Samadhi Pada: https://www.facebook.com/samadhipada?fref=ts
Além dela sei que existem inúmeros outros estúdios, é só dar uma procurada e ir em frente nas asanas.
Acredito que nos próximos meses devo falar um bocado ainda sobre o yoga.
Então, vamos lá! =]




2 comentários:

  1. Eu amava fazer yoga, fazia ashtanga yoga. E sempre saía da aula moííída cara, era foda. E quase não conseguia fazer posição nenhuma hahaha. Mas continua que vc vai continuar amando. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apanhei em todas as posições, mas achei muito interessante o que podemos fazer no yoga. Ainda tenho pelo menos 3 meses pela frente, então espero ir gostando cada dia mais. =]

      Excluir